Pessoas com sobrenomes raros têm mais chance de obter sucesso na vida, afirma um estudo realizado por cientistas de três universidades espanholas.
Um dos autores do estudo, Ignacio Ortuño, que faz parte do Departamento de Economia da Universidade Carlos 3º de Madri, explica que, quanto mais raro é o sobrenome, mais aparece entre profissões de nível econômico superior. A investigação afirma ainda que nos trabalhos que requerem graduação, aparecem menos os sobrenomes mais comuns, e sua presença em profissões como advogado, médico, político ou professor universitário é 20% menor que em outras ocupações. Os cientistas trabalharam durante um ano com dados extraídos diretamente das listas telefônicas da Espanha, bases de dados de universidades e dos setores de Medicina e Direito, além de comparar censos atuais e do século 19. --- Adendo:
1) Nunca imaginei que as famigeradas Paginas Amarelas seriam utilizadas como fonte de pesquisa!
Replica:
1) Uma controversia na teoria me deixa numa duvida cruel: se todos os Silva tem grande probabilidades de se dar "mal" na carreira profissional, como ha de se explicar o caso do nosso excelentissimo presidente da republica? Alguem me elucida esse caso? |